Educação Infantil - PK1 ao Kindergarten (3, 4 e 5 anos)
A Educação Infantil da PACA tem como propósito criar para o professor e para o aluno um ambiente que seja um reflexo do lar e da família. Essa é uma época crítica no desenvolvimento das percepções que a criança tem de si mesma, dos outros ao seu redor, do mundo e de Deus. Deus criou cada criança com um cronograma de desenvolvimento único, portanto o currículo da pré-escola é definido olhando para cada criança como indivíduo único. O currículo dá espaço para a manifestação das diferenças de habilidades e interesses, ao mesmo tempo em que encoraja o desenvolvimento completo em todos os aspectos da vida da criança.
Na Educação Infantil, entendemos que educar significa proporcionar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, emocionais, sociais e espirituais da criança.
Em 1 Coríntios 13.11 lemos: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das cousas próprias de menino.” Crianças não aprendem da mesma maneira que os adultos, nem mesmo da maneira de outras crianças. Cada criança aprende de um modo diferente. Algumas crianças aprendem com mais facilidade ao visualizar um determinado conceito. São aquelas que sempre querem ver as figuras enquanto se lê uma história, não conseguem esperar para ver o que há em seu colo ou correm até a janela para ver o que acontece lá fora. Há outros que aprendem principalmente ouvindo. Gostam de ouvir histórias gravadas, brincar com instrumentos musicais e cantar. Outros ainda aprendem pelo tato, de forma sinestésica. Sua aprendizagem ocorre principalmente quando podem se mover e tocar as coisas. Gostam de sentir o perfume a flor trazida para uma demonstração, gostam de movimentar-se no momento de compartilhar e de segurar a mão da professora.
A Educação Infantil da PACA oferece uma gama ampla de experiências lúdicas, inclusive artes plásticas, dramatizações, “aventuras” científicas, trabalhos manuais, leitura de histórias, e muitas outras.
A aprendizagem primária das crianças pequenas acontece nas brincadeiras e em experiências interativas de aprendizagem. As crianças se desenvolvem quando lhes é dada a oportunidade de explorar e experimentar o mundo ao seu redor.
Através dessas experiências e atividades, há um ambiente no qual as crianças poderão conhecer o mundo e compreender as pessoas, os sentimentos e várias áreas de conhecimento de maneira singular. A criança aprende por meio de atividades dirigidas, nas quais o professor observa a interação entre as crianças, seus conhecimentos prévios, sua individualidade e diversidade. As atividades fornecem diferentes níveis de desafio de acordo com a idade da criança e são significativas, permitindo que haja resolução de problema.
As oportunidades para descobrir o mundo ao seu redor encorajam as crianças no seu desenvolvimento intelectual. Ao interagirem com seu ambiente, elas armazenam informações com base nas quais poderão levantar hipóteses e testá-las. A experiência da criança cria uma base para seu conhecimento e permite que ela encontre significado e ordem no seu mundo. A leitura e criação de histórias melhoram o desenvolvimento da linguagem e fazem a introdução ao alfabeto e a conceitos numéricos prepara a criança para o aprendizado futuro.